Uma mesma substância nem sempre permanece no mesmo estado físico. Ela pode passar de um estado para outro.
Existem cinco mudanças de estado físico: fusão, solidificação, vaporização, liquefação e sublimação.
É importante notar que uma substância só muda de estado físico, se ocorrer variação em sua temperatura ou na pressão a que está submetida.
FUSÃO
Quando esquentamos um pedaço de chumbo, ele se derrete, ou seja, se funde. Portanto:
Fusão é a transformação de uma substância sólida em líquida.
A fusão pode ocorrer de duas maneiras diferentes:
- Fusão cristalina - Ao se fundirem, o gelo e os metais não amolecem primeiramente para depois de derreterem. Eles passam diretamente do estado sólido para o estado líquido assim que atingem uma determinada temperatura.
- Fusão pastosa - Se aquecermos a cera, a manteiga, o vidro, essas substâncias amolecem, adquirindo uma consistência pastosa antes de se derreterem.
SOLIDIFICAÇÃO
Quando colocamos água num congelador, a água se transforma em gelo, ou seja ela se solidifica. Portanto:
Solidificação é a transformação de uma substância líquida em sólida.
VAPORIZAÇÃO
Suponha a seguinte experiência:
Pegue dois copos com água. Coloque o conteúdo de um deles numa panela e leve-a ao fogo; espalhe a água do outro copo no chão. Depois de alguns minutos, você notará que a panela está vazia e, passado mais um tempo, observará que o chão está seco. A água desapareceu porque se transformou em vapor, ou seja, ocorreu a vaporização da água.
Vaporização é a transformação de uma substância líquida em gasosa.
Como você pôde notar na experiência apresentada acima, a água levada ao fogo se vaporiza mais depressa do que a água espalhada no chão à temperatura ambiente. Esta vaporização lenta e feita à temperatura ambiente é denominada evaporação.
Ebulição - Quando colocamos uma vasilha com água no fogo, observamos, depois de um certo tempo, a formação de bolhas de ar e posteriormente uma grande agitação na água. Nesse caso, está ocorrendo um outro tipo de vaporização.
A ebulição é a passagem de uma substância líquida para o estado gasoso, provocada pela alteração da temperatura.
LIQUEFAÇÃO OU CONDENSAÇÃO
Como você já sabe, as nuvens nada mais são do que água no estado de vapor. Assim, se as condições atmosféricas mudarem, ou seja, se ocorrer diminuição de temperatura ou aumento de pressão, as pequenas gotículas de água que constituem as nuvens se condensam, transformando-se em água e precipitando-se sobre a terra.
Liquefação é a transformação de uma substância gasosa em líquida, devido à diminuição de sua temperatura ou do aumento da pressão a que está submetida.
SUBLIMAÇÃO
Se você deixar algumas bolinhas de naftalina em seu guarda-roupa para espantar as traças, observará depois de algum tempo que elas começarão a diminuir de tamanho até desaparecerem.
Isso acontece porque a naftalina sofre uma transformação, indo diretamente do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado líquido. Da mesma forma, se os vapores de naftalina se chocarem com uma superfície fria, eles se cristalizam, voltando diretamente ao estado sólido.
Sublimação é a transformação de uma substância sólida em gasosa e vice-versa, sem passar pelo estado líquido. Essa transformação é provocada pelo aumento de temperatura ou diminuição de pressão.